Observatório Socioclimático Recôncavo da Guanabara
O Observatório Socioclimático atuará como um mobilizador e catalisador de pesquisas, monitoramento e disseminação de informações qualificadas sobre as alternativas econômicas necessárias para impulsionar uma transição justa e regenerativa na região do Recôncavo da Guanabara e no estado do Rio de Janeiro.
Atualmente, a economia fluminense — e, em especial, a dos municípios do Recôncavo — é fortemente dependente das receitas provenientes da indústria petrolífera e de atividades associadas a cadeias fósseis. Diante da urgência climática e da necessidade global de descarbonização, essa matriz de desenvolvimento precisa ser transformada. Para garantir prosperidade, equidade social e sustentabilidade ecológica no longo prazo, será fundamental a construção de novas bases produtivas, ancoradas em práticas regenerativas, inovadoras e inclusivas.
O Observatório terá papel central na geração e articulação de dados, estudos e propostas que promovam a transição para uma economia regenerativa, promovendo alternativas sustentáveis para a região.
A economia regenerativa no Recôncavo da Guanabara busca alinhar prosperidade, justiça social e sustentabilidade ecológica, promovendo alternativas que reduzam desigualdades, protejam a natureza e fortaleçam as comunidades locais.